Publi

header ads

A Primeira Noite de um Homem (1967) - Crítica

Do diretor vencedor do Oscar, Mike Nichols, A primeira Noite de um Homem narra a história de Benjamin Braddock, interpretado pelo grande Dustin Hoffman, que acaba de se formar na faculdade e não sabe o que fazer da vida. Sendo assim, durante uma festa em comemoração ao fim da faculdade, ele acaba se relacionando com a Sra. Robinson (Anne Bancroft), uma amiga da família e que é casada e possui mais que o dobro da sua idade. 


O grande acerto do filme está na junção de melancolia com a comédia. Isso se deve a três grandes aspectos: Direção, Roteiro e Atuação. Vamos começar a explicar a partir do primeiro.


A direção do filme por Mike Nichols, que lhe rendeu o Oscar, é fenomenal! A forma como o filme se movimenta e como ele diz tanto sem muitas vezes não se utilizar de diálogos é genial. Posso citar alguns momentos onde ele parece que só deixa a câmera fazer o seu trabalho, quase como se ela  tivesse autoconsciência, como um narrador de um livro. Um exemplo disso, acontece logo nos primeiros minutos de filme.



Ela observa, anda junto com o personagem e o analisa. Mas não somente isso. Ela também por vezes é ativa, veloz, e se utiliza de alguns zooms para mostrar a pequenez do personagem. Repito novamente, uma direção genial.


O roteiro é outro ponto alto do filme. Às vezes ele não depende de diálogos para mostrar exatamente o que está se passando em cena. Mas em outros momentos, ele proporciona conversas entre os personagens da mais alta qualidade, com toques de comédia e drama. Posso listar vários momentos excelentes, mas falarei apenas um aqui, para evitar possíveis spoilers. No terceiro ato, quando Ben avisa aos seus pais que vai se casar, você tem uma reação de surpresa, de uma boa surpresa. Mas logo depois que a cena se desenrola, você entende que na verdade nada disso está acontecendo, e você começa a sentir pena do personagem. E por incrível que pareça, essa mistura em cena, proporciona um momento engraçado.



O outro grande aspecto positivo do filme é a atuação do Dustin Hoffman. Embora todos do elenco estejam bons, ele é o grande centro das atenções. Ele consegue com perfeição transmitir uma imagem de jovem adulto perdido no mundo e que tem medo de realizar qualquer coisa, como a de um jovem desequilibrado e impulsivo. E às vezes, essa mudança ocorre em poucos segundos. Atuação brilhante. 


Por fim, preciso exaltar uma excelente escolha de trilhas sonoras, com destaque para a música Sound of Silence, de Simon & Garfunkel que é muito marcante. E para uma montagem bem fluida, que fez com que eu nem percebesse o tempo passar ao longo do filme.


A Primeira Noite de um Homem é um clássico em todos os sentidos. Filme obrigatório para qualquer pessoa que ama cinema. Com todos os aspectos da mais alta excelência e com um final impactante e cruel. No momento da escrita deste texto, o filme está disponível na MUBI.


Nota: 9/10

Postar um comentário

0 Comentários